
Para além do motor elétrico e da bateria, que todos sabemos serem dois dos principais componentes que caracterizam um veículo elétrico, existem ainda outros componentes de igual importância mas menos conhecidos, e sem os quais, este tipo de veículo simplesmente não funcionaria.
Abaixo identificamos alguns destes componentes e uma breve explicação de como funcionam e interagem entre si.
-
Bateria de tração (~380v)
Tem como principal função fornecer a energia necessária para fazer funcionar o motor elétrico do veículo, teoricamente, quanto maior for a capacidade da bateria de tração maior será a autonomia da viatura.
-
Bateria de serviço (12v)
Esta bateria e tem como função alimentar todos acessórios elétricos de 12v da viatura e “acordar” o sistema de alta voltagem, para que a viatura fique pronta a usar ao ligar a chave. Uma vez que não existe alternador, a bateria auxiliar é recarregada pela bateria de alta tensão através de um conversor DC / DC.
-
Motor Elétrico / Gerador
O motor elétrico tem 2 funções, a primeira é transmitir o movimento rotacional às rodas para fazer deslocar a viatura, e a segunda é gerar energia para recarregar as baterias em desaceleração (regeneração da travagem)
-
Inversor
Transforma a corrente direta (DC) da bateria de tração em corrente alterna (AC) para alimentar o motor, e reverte novamente este processo AC para DC quando existe a regeneração da travagem.
-
Caixa de velocidades
O veiculo elétrico não tem uma caixa de velocidades como as viaturas normais, na realidade, o motor elétrico tem apenas 1 velocidade, é precisamente devido às características únicas em termos de potencia e binário que não existe necessidade de acoplar uma caixa velocidades convencional.
-
Carregador interno (OBC)
Tem como função transformar a corrente alterna da rede elétrica (AC) em corrente direta (DC) e aumentar a sua voltagem de forma a recarregar as baterias da viatura elétrica, tem por isso um papel importante no carregamento em AC, pois a potencia máxima de carregamento está sempre limitada à potência do OBC. Se utilizarmos como exemplo um BMW i3 60Ah, a potencia máxima do carregador interno deste é de 7.4kW, isto quer dizer que independentemente da potencia do posto ser de 7,4kW, 11kW, 22kW ou mesmo de 43kW (em AC), a potencia máxima que o carro permite vai estar sempre limitada a 7,4kW. No caso da viatura ter carregamento rápido em DC, este modo de carregamento vai direto à bateria e já não está limitado à potencia do OBC.